"O CAPITAL", DE ILMA FONTES, NOTICIA SOBRE "VERTENTES"





Acredite: há 20 anos, uma artista completa - jornalista, poeta, roteirista, contista e otras cositas más - traz a lume um jornal alternativo, de forma heroica, que, muito orgulhosamente, carrega como subtítulo a frase: "JORNAL DE RESISTÊNCIA AO ORDINÁRIO". E põe resistência nisso! Contando com a colaboração de amigos, assíduos e críticos, o jornal é, desde o seu início, a voz mais fluente e honesta a lutar contra qualquer tipo de preconceito, e, igualmente, pela preservação da natureza, quando ainda não era moda se falar sobre homossexualismo, poluição, drogas, negros, índios, mulheres, esses assuntos que não dão mídia... Mas, ao comentar isso, pode parecer papo de careta, de normatização, do politicamente correto... Engana-se quem assim pensar: o jornal é livre, porralouca, no bom sentido (isso é, se existir porralouca no mau sentido), não prega qualquer tipo de dogma, não faz doutrinas, é autenticamente democrático, no tocante às discussões que sempre pipocam por lá, quase sempre criadas por seus leitores-poetas-escritores. Para mim, é, sem dúvida, A MELHOR PUBLICAÇÃO LITERÁRIA INDEPENDENTE DO PAÍS. Sem frescuras, mas com muito frescor, se é que me entendem. Pois bem, a sua genial editora é a nossa gurua ILMA FONTES; e o jornal é o "O CAPITAL".

Quem conhece não o deixa de ler nunca mais, e que não o conhece não sabe o que está perdendo. Por exemplo, os editoriais são honestos e pertinentes (ou alguém por aí pensa que todos os editoriais por aí são assim?; tem a sessão Cartas Marcadas, assinadas pelos leitores, recheadas de broncas, fofocas de alto nível e, até mesmo, elogios; tem a Confraria das Letras, com notícias sobre livros; a Rede Alternativa de Poesia, com poetas de todo o Brasil; e, talvez, a coluna mais amada e odiada do Brasil, "24 Comentários", onde o poeta e amigo Jorge Domingos destila veneno, inteligência, humor, criatividade, sabedoria, crítica, poesia e carinho sobre todos e tudo que diz respeito ao homossexualismo.

Se você ainda tem dúvida se deve ou não ler "O CAPITAL", veja o time que está nesse nº de janeiro de 2011, simplesmente o de nº 199: Rogério Salgado, Touché, Irineu Volpato, Aricy Curvello, Dailor Varela, Rumi, Marcio Carvalho, Elaine Pauvolid, Ricardo Alfaya, Elisa Flores, entre outros.

Segue o endereço pra quem quiser enviar livros e poemas: Jornal O CAPITAL, Editora ILMA FONTES. Redação:Av. Ivo do Prado, 948, Aracaju / SE, CEP: 49015-070

¡Compártelo!

15 comentários:

ANTONIO NAHUD JÚNIOR

Pois é, O CAPITAL é uma maravilha.
Conheço a batalhadora Ilma Fontes.
Tanussi,o FALCÃO está comemorando cinco meses de vida. Apareça por lá! Será um prazer!
Abraço bom,

www.ofalcaomaltes.blogspot.com

Sérgio Bernardo

Tanussi, conhecer seu blog já de cara me deliciando com uma resenha sobre "O Capital" da Ilmíssima Fontes é, simplesmente, tudo de bom! Adoro nosso jornal de resistência ao ordinário, que leio de "rabo a cabo" (sempre começo pela RAP e termino nos necessários editoriais da Ilma). E estou adorando seu blog também, já o salvei nos favoritos pra vir sempre aqui. Abraços!

Anônimo

Oi, Tanussi
acababo de ler seus poemas e estou aqui paralizado, com um nó na garganta, absolutamente estático. É um esforço parir palavras quando me sinto assim. No seu caso a arte venceu a briga com o tempo e você soube transmutar no sublime o caleidoscópio da sua existência, suas memórias, já puro espírito, nos soarão sempre como um misto de Satie e Chopin. Devolvo-lhe seus poemas, não teria presente melhor nesse momento. Obrigado, por eles.
Guilherme Lemos

Anônimo

Ilma Fontes - uma fonte permanente de resistência cultural.
Meus aplausos pelos 20 anos!
Abraços
Claufe

Mano Melo

Que bom O Capital continuar em sua resistencia ao ordinário. Ilma Fontes é guerreira e tenho saudades dos tempos de minha coluna Alter nativas no jornal. Muito bom rever O Capital aqui.

Márcia Sanchez Luz

Tanussi, estava fazendo um passeio literário delicioso por sua página no Alma de Poeta e vim aqui dizer do imenso prazer que tive em ler você. Aproveito para agradecer, do fundo do coração, o carinho e a generosidade de seu comentário em meu blog.

Beijos, poeta

Márcia

Jose Ramon Santana Vazquez

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


COMPARTIENDO ILUSION
TANUSSI

CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...




ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CHAPLIN MONOCULO NOMBRE DE LA ROSA, ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER ,CHOCOLATE Y CREPUSCULO 1 Y2.

José
Ramón...

TANUSSI CARDOSO

Meu amigo Antonio, seu Falcão é uma das grandes maravilhas da internet. Passo sempre por lá. Abraços do seu amigo Tanussi

TANUSSI CARDOSO

Oi, Sergio, uma honra tê-lo por aqui e, agora, um seguidor. Considero-o um dos grandes poetas da atualidade, e é um prazer renovado ler seus textos e poemas. O CAPITAL deixou de ser de Aracaju para ser de todo o Brasil. Viva Ilma Fontes!
Abração, amigo, e obrigado. Tanussi

TANUSSI CARDOSO

Oi, Guilherme, obrigado por suas palavras. Conhecendo-o pessoalmente, sei o quão verdadeiras elas são. Obrigado, amigo.
Beijão meu. Tanussi

TANUSSI CARDOSO

Mano Mano, mano Claufe. Viva Ilma Fontes!
Abração e obrigado pela chegada de vocês.
Tanussi

TANUSSI CARDOSO

Oi, Marcinha, eu é quem agradeço a sua sensibilidade e generosidade. É um prazer tê-la aqui. Venha sempre!
Beijão meu. Tanussi

TANUSSI CARDOSO

Caro José Ramón,agradecido por seus versos e palavras. É sempre um prazer lê-lo. Volte sempre, amigo. Abraços poéticos do Tanussi Cardoso

Ricardo Alfaya

Oi, Tanussi, Nessa edição a Ilma deu uma boa acolhida ao livro de que juntos participamos, o "Vertentes". Além de divulgar nossos poemas, na página que vc reproduziu, deu nota sobre o livro na seção de cartas. Beleza. Um grande abc, Ricardo.

Anônimo

Ilma, continuo seu fã, e Oia quanta saudade, um forte abraço, um valor inorme tem o seu capital.

Postar um comentário

Buscar

 
TANUSSI CARDOSO POETA ETC Copyright © 2011 | Tema diseñado por: compartidisimo | Con la tecnología de: Blogger