OS ELEMENTOS DO ASSOMBRO, por ELAINE PAUVOLID



Jornal do Brasil Quarta-feira, 24 de novembro de 2010 PÁG. 42

IDEIAS & LIVROS

TANUSSI CARDOSO LANÇA ANTOLOGIA POÉTICA NA QUAL MORTE, MEMÓRIA E DESEJO SÃO OS TEMAS PRINCIPAIS

TANUSSI – Seus 50 poemas escolhidos chegam ao ponto da maturidade

Os elementos do assombro
Elaine Pauvolid
POETA

Tanussi Cardoso acaba de lançar uma antologia pela editora Galo Branco, 50 poemas escolhidos. Das participações nos agitos culturais da década 70 ao lançamento da coletânea, construiu uma obra que chama a atenção pela constância de qualidade. Mais que isso: nota-se o aprimoramento tanto da técnica quanto do olhar. A relação com a palavra e as coisas torna-se cada vez mais visceral, conforme o autor vai absorvendo o tempo, marcado pelo registro de sua biografia e livros.

Os versos puderam ser facilmente distribuídos por temas, independentemente do período de criação de cada um deles. Há poemas de quase todas as fases em cada um das partes do livro, à exceção da última, Das mortes, na qual há exclusivamente poemas do livro Viagem em torno de. Ainda que o autor não tenha tido essa intenção, termina a coletânea com poemas deste livro, que marca uma sensível mudança em sua poética.

No início da trajetória do autor, os elementos de sua poesia o intrigavam. Deixava antever nos versos a procura por respostas sem que isso fosse assumido como proposta. Os elementos eram apresentados com espanto e assombro. Essa estupefação vai construindo uma indagação, uma busca de sentido que vai se transformar, também, em elemento de sua poética. No interesse pelos elementos morte, memória e desejo, o autor aproxima-se cada vez mais deles. Estes elementos nos são mostrados através de lentes de aumento cada vez mais sensíveis.

A busca se torna tão aguda que já não a percebemos. O processo de indagação da morte, da memória e do desejo, que havia se tornado também um elemento de sua poética, se dissolve. Tanussi deixa de ser o poeta do estandarte, do grito de alerta, para silenciar nos elementos. É quando silencia que consegue transformá-los em objetos, e sua poética começa a encontrar o ponto de maturidade.

50 poemas escolhidos Tanussi Cardoso. Galo Branco. 116 pp. R$ 20

¡Compártelo!

5 comentários:

Antonio Arroyo Silva

Os elementos da poesia de Tanussi Cardoso sâo vivos e cheios de energia, vivos como ele.
Encontrar el silencio para que los elementes manen de la poesía. Inmenso tu camino, Tanussi.
Abraços y parabens.

Antonio Arroyo Silva

E parabéns, cara Elaine pelasua resenha.

Anônimo

As letras de Tanussi nos arrebatam.
Bjs
Bel

Vertentes

TANUSSI, parabéns pelo blog! Esta lindo!
E obrigada, Antonio!
Bjs
Elaine

TANUSSI CARDOSO

Obrigado, Antonio, obrigado, Bel, obrigado Elaine. É assim - e por isso - que continuamos.
Vocês são maravilhosos!
Abração meu. Tanussi

Postar um comentário

Buscar

 
TANUSSI CARDOSO POETA ETC Copyright © 2011 | Tema diseñado por: compartidisimo | Con la tecnología de: Blogger